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Infraestrutura e Concessões

Rodovias, ferrovias e petróleo: veja os bilhões chegando – 04/09/2025

Índice

ANTT aprova leilão competitivo da Fernão Dias e alinha R$ 15 bi em novos investimentos

A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou um processo competitivo para a concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381/MG-SP), incluindo etapas para repactuação contratual e abertura para novos participantes em um leilão programado para 11 de dezembro de 2025.

Essa ação segue um acordo consensual homologado pelo TCU, permitindo que o contrato seja otimizado — com modernizações, atualização regulatória e condições para entrada de um novo controlador — tudo em ambiente regulatório com mais transparência.

Destaques principais

Tópico Detalhes
Leilão previsto 11 de dezembro de 2025
Novo modelo contratual Após solução consensual aprovada no TCU, com regras claras de competição
Investimentos projetados R$ 9,4 bilhões em obras e R$ 5,3 bilhões em opex — totalizando cerca de R$ 15 bilhões no período de vigência
Participação aberta Concessionária atual pode participar em condições de igualdade
Consulta transparente Parte das 87 contribuições públicas já incorporadas ao edital
  1. Da repactuação ao leilão competitivo
    O processo inicia-se com a repactuação do contrato atual por meio de consenso no TCU, avançando para um leilão competitivo, transformando uma concessão estabelecida em oportunidade real de modernização e participação novatos.

  2. Investimentos estratégicos para impulsionar segurança e fluxo
    R$ 9,4 bilhões estão destinados a obras como duplicações, túneis, marginais e melhoria de tráfego; R$ 5,3 bilhões serão investidos em operação e manutenção — montante expressivo que moderniza a rodovia e reduz acidentes.

  3. Equidade e transparência como base do novo modelo
    Regras claras, consulta pública ativa e igualdade de condições (inclusive para a atual concessionária) reforçam a governança do processo, criando ambiente de disputa justa e estimulando a competitividade.

Próximo leilão da ANP terá foco em terra firme, deixando o mar em segundo plano

A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou um processo competitivo para a concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381/MG-SP), incluindo etapas para repactuação contratual e abertura para novos participantes em um leilão programado para 11 de dezembro de 2025.

Essa ação segue um acordo consensual homologado pelo TCU, permitindo que o contrato seja otimizado — com modernizações, atualização regulatória e condições para entrada de um novo controlador — tudo em ambiente regulatório com mais transparência.

Destaques principais

Tópico Detalhes
Leilão previsto 11 de dezembro de 2025
Novo modelo contratual Após solução consensual aprovada no TCU, com regras claras de competição
Investimentos projetados R$ 9,4 bilhões em obras e R$ 5,3 bilhões em opex — totalizando cerca de R$ 15 bilhões no período de vigência.
Participação aberta Concessionária atual pode participar em condições de igualdade
Consulta transparente Parte das 87 contribuições públicas já incorporadas ao edital.
  1. Da repactuação ao leilão competitivo
    O processo inicia-se com a repactuação do contrato atual por meio de consenso no TCU, avançando para um leilão competitivo, transformando uma concessão estabelecida em oportunidade real de modernização e participação novatos.

  2. Investimentos estratégicos para impulsionar segurança e fluxo
    R$ 9,4 bilhões estão destinados a obras como duplicações, túneis, marginais e melhoria de tráfego; R$ 5,3 bilhões serão investidos em operação e manutenção — montante expressivo que moderniza a rodovia e reduz acidentes.

  3. Equidade e transparência como base do novo modelo
    Regras claras, consulta pública ativa e igualdade de condições (inclusive para a atual concessionária) reforçam a governança do processo, criando ambiente de disputa justa e estimulando a competitividade.

MT assina concessões para 964 km de rodovias com investimento privado de R$ 3,6 bilhões
Rodovias

O Governo de Mato Grosso formalizou, em cerimônia realizada em 1º de setembro de 2025, três novos contratos de concessão que abrangem 964,5 km de rodovias estaduais. A iniciativa prevê um aporte de R$ 3,6 bilhões, provenientes da iniciativa privada, ao longo dos próximos 30 anos.

Esses trechos integram o Programa de Concessões Rodoviárias do estado, com leilões ocorridos em março na B3. Com isso, a malha concedida estadual chega a 2.381 km.

Detalhes das três concessões

Lote Nome da rota Extensão (km) Principais vias e municípios envolvidos
1 Rota do Arinos 237,5 MT-160/220/242/338 — Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Juara, Tapurah
2 Rota da Produção 418,5 MT-160/235/249/480 — Diamantino, São José do Rio Claro, Campo Novo dos Parecis, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Marilândia, Santo Afonso, Tangará da Serra
5 Rodovia da Integração 308,3 MT-020/326 — Paranatinga, Campinápolis, Água Boa, Canarana
  1. Expansão com foco na segurança e estrutura
    A iniciativa visa melhorar a infraestrutura viária e logística do estado, promovendo manutenção, modernização e aumento da segurança.

  2. Integração que estimula o desenvolvimento
    Ao envolver áreas estratégicas do agronegócio, o governo busca fortalecer a circulação de pessoas e bens — condição essencial para o crescimento econômico regional.

  3. Modelo sustentável de gestão
    As concessionárias assumem a responsabilidade das estradas e iniciam pedágio somente após cumprir obras iniciais — sistema que garante qualidade desde o primeiro dia.

Renovações de concessões estimulam R$ 1,5 bilhão por ano na produção de locomotivas em MG
concessões

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) projeta que as renovações antecipadas de concessões ferroviárias vão impulsionar a produção de locomotivas em Minas Gerais em cerca de R$ 1,5 bilhão por ano, estimativa considerada conservadora. A projeção é parte de um ciclo de investimentos no setor ferroviário que pode ultrapassar R$ 70 bilhões no País durante o próximo ciclo.

Destaques principais

Destaque Detalhes
Impacto estimado em MG R$ 1,5 bilhão/ano para produção de locomotivas
Investimentos ferroviários gerais Mais de R$ 70 bilhões previstos em todo o ciclo nacional
Execução acelerada Até 80% dos investimentos pode ser executado nos primeiros 5 a 10 anos
  1. Impulso industrial imediato
    A demanda por locomotivas deverá gerar um volume anual significativo de negócios para indústrias como Wabtec (Contagem) e Progress Rail (Sete Lagoas), reforçando a cadeia produtiva nacional.

  2. Desenvolvimento ferroviário em ritmo acelerado
    A maior parte dos investimentos não será diluída ao longo dos 30 anos da concessão: há previsão de execução intensiva já nos primeiros anos, ampliando o impacto econômico local.

  3. Crescimento ferroviário amplo e diversificado
    O cenário inclui não só locomotivas, mas vagões, reforma de trechos e infraestrutura, com potencial para modernizar e expandir a malha ferroviária em várias regiões do Brasil.

PPSA detecta potencial de óleo extra em leilão do pré-sal e planeja regras que beneficiam investidores
ferrovias

A estatal PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) identificou que as áreas a serem leiloadas em 4 de dezembro — zonas do pré-sal ainda não contratadas, mas já em produção — podem conter mais petróleo do que o estimado inicialmente .

Para trazer mais segurança e atratividade ao leilão, o edital, que sai em outubro após aprovação do CNPE, incluirá:

  • Cenários variados para o preço do petróleo;

  • Possibilidade de pagamentos adicionais caso a produção supere previsões;

  • Provisionamento de valores mínimos a serem ofertados.

Além disso, os blocos oferecidos envolverão a totalidade da participação da União em algumas áreas como Mero, Tupi e Atapu, reduzindo riscos para os investidores.

Executivos da PPSA e representantes de grandes players como Petrobras, Shell, BP e Petronas participaram do anúncio, reforçando o interesse do mercado global.

Destaques principais

Destaque Detalhes
Potencial produtivo acima do esperado Áreas pré-sal podem ter volumes maiores do que as estimativas oficiais
Mecanismos de ajuste no edital Pagamentos extras se excederem projeções; regras variáveis conforme preço do óleo
Menor risco para investidores Áreas já em produção e com participação total da União oferecem segurança jurídica e operacional
  1. Mais petróleo = maior atratividade
    O potencial adicional de óleo aumenta o retorno esperado, tornando o leilão mais atraente para investidores.

  2. Proteção financeira por cenários
    As cláusulas de ajuste incentivam precauções impostas aos vencedores do leilão, equilibrando riscos e recompensas.

  3. Estabilidade e confiança no processo
    Ofertar áreas já em produção, com participação da União — junto da presença de empresas globalmente relevantes — fortalece a segurança jurídica.

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