Gestão Empresarial
Pensamento Ownership é certeza de estar no caminho certo! Este é um conceito que antigamente poderia ser chamado de “vestir a camisa” da empresa. Trata-se da criação de uma cultura organizacional na qual o colaborador compreende e respeita o propósito da empresa. Mais do que isso, ele encampa a ideia.
Uma nova geração está chegando aos quadros de funcionários das empresas e é preciso entender como ela pensa, como age e o que a move. Este entendimento está diretamente ligado a como extrair a maior produtividade destes profissionais que trazem novas ideias e comportamentos.
Vamos discutir mais sobre este assunto? Acompanhe este texto e saiba mais!
Esqueça os processos de seleção que buscam apenas características técnicas. É claro que conhecer a função, falar mais de uma língua e ter um diploma, entre outras qualificações, continua sendo importante, mas é preciso se ater também ao comportamento.
O sentimento de dono é aquele que leva o colaborador a trata os processos da empresa como se fossem dele próprio. Ele entende que os objetivos de cada uma das tarefas são seus próprios objetivos pessoais. Há comprometimento com cada procedimento.
A importância de estimular sua presença na formação de uma equipe
O sentimento de ownership é muito atrelado a implementação de uma cultura organizacional. Há correntes que apoiam que este tipo de gestão traz inúmeros benefícios a produtividade dos funcionários e, de igual maneira, ao alcance do sucesso dos projetos em que estão envolvidos.
Ora, da mesma forma que um funcionário acomodado “contamina” a equipe, um colaborador que se mostra envolvido “espalha” a atitude para os seus pares. Quando um colega trabalha com comprometimento, os demais tendem a seguir este comportamento.
Cria-se assim um círculo virtuosos em que todos, profissionais, chefias e a própria empresa, saem ganhando. Sem dúvidas, o pensamento ownership influencia no sucesso de seu negócio ao criar um time de sucesso.
Tudo começa no processo de seleção. Qualidades como curiosidade pela empresa e proatividade, vontade de aprender e boa comunicação, são fundamentais para a formação da equipe.
No entanto, a simples escolha das pessoas não é suficiente. É preciso uma gestão empresarial que cultive o sentimento ownership.
Reuniões periódicas que exponham os resultados (positivos ou negativos) de cada estratégia, por exemplo, aumentam o sentimento de pertencimento e motivam os colaboradores. Claro, a recompensa financeira ou em reconhecimento pelos serviços, também precisa fazer parte desta equação.
Interessado em Gestão Empresarial? Siga navegando no blog da Investor ! Seja bem-vindo para contar experiências e tirar as suas dúvidas com a gente!
É graduanda em Letras pela UFMG, com atuação focada em comunicação digital, produção de conteúdo e estratégia de marketing. Tem experiência com criação e design de newsletters, marketing no Instagram, endomarketing, SEO, Google Analytics, copywriting, blogs, e produção de conteúdo para web. Domina ferramentas como Canva, WordPress, Google Ads, além de ter certificações em Marketing Digital, SEO, Analytics e Redação Web por instituições como Udemy, Sebrae, Rock Content e Rock University.
Avaliações econômico-financeiras com uma abordagem altamente customizada.
Notícias selecionadas sobre Finanças Corporativas, Concessões e PPPs
Veja as Newsletter mais recentes