Índice
Introdução
A marca, como ativo intangível, carrega um peso enorme na forma como as empresas são percebidas e valorizadas. E é aqui que surge a figura essencial do Avaliador de Marcas. Este profissional é responsável por interpretar os dados e elementos que compõem o valor de uma marca.
Mas, o que exatamente faz um Avaliador de Marcas?
Utilizando conhecimentos de contabilidade, com base nas diretrizes do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e até mesmo ciência de dados, este especialista analisa planilhas em profundidade, incluindo detalhes e números que só aparecem nas planilhas mais detalhadas.
Quanto Vale uma Marca?
O trabalho do Avaliador de Marcas ganha direcionamento com o CPC 04 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse conjunto de regras é como o mapa do tesouro para a avaliação de ativos intangíveis.
Ele não só define o que deve ser considerado um ativo intangível, mas também estabelece como esses ativos devem ser tratados nos registros financeiros de uma empresa.
E neste texto, vamos explicar como o funciona o trabalho do Avaliador de Marcas dentro da ótica do CPC 04.
O Que é um Ativo Intangível?
A definição de termos contábeis é emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Sendo este, também, responsável pelo preparo e emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações deste âmbito.
Conforme o CPC 04, o ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física. Em outras palavras, é um ativo que não pode ser representado por dinheiro ou por direitos a serem recebidos em uma quantia fixa, ou determinada pelo Avaliador de Marcas.
Quais São as Categorias de Ativos?
Caracterizam-se como bens que se enquadram nesta categoria de ativo intangível:
- Marcas;
- Softwares;
- Artigos científicos, periódicos ou patentes;
- Direitos autorais;
- Licenças e direitos de comercialização,
- Receitas, fórmulas, modelos, projetos e protótipos.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis determina que um ativo intangível é identificado como tal, quando:
- For separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado individualmente ou com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade;
- Resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independente da possibilidade de serem transferidos ou separados da entidade, ou de outros direitos e obrigações.
Como Identificar um Ativo Intangível?
Após esta identificação do Avaliador de Marcas, é feito o reconhecimento do ativo. Entretanto, a inserção deste nas demonstrações contábeis ocorre apenas se:
- For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;
- O custo do ativo pode ser mensurado com confiabilidade.
Para avaliar a probabilidade de geração de benefícios econômicos futuros, a instituição deve utilizar premissas razoáveis e comprováveis, representando a melhor estimativa da administração.
Além disso, o custo do ativo é relacionado ao fluxo de benefícios econômicos atribuíveis ao seu uso, e é determinado pela própria empresa com base em critérios contábeis.
De acordo com um estudo da Assessoria Financeira Ocean Tomo, estes bens atualmente representam mais de 80% do valor das empresas. Sendo assim, o investimento em ativos intangíveis é indispensável para uma empresa se manter no mercado e crescer economicamente.
Como um Avaliador de Marcas Determina o Valor de um Ativo Intangível?
Para um Avaliador de Marcas determinar o valor de um ativo intangível, é necessário que ele faça uma análise cuidadosa, levando em consideração todos os custos associados à sua criação ou aquisição.
1. Identificação e Reconhecimento
O primeiro passo é identificar se o ativo atende aos critérios de reconhecimento de um ativo intangível.
Isso significa que o ativo deve ser identificável, a entidade deve ter controle sobre o ativo, e o ativo deve ser capaz de gerar benefícios econômicos futuros. Além disso, o custo do ativo deve ser mensurável de forma confiável.
2. Mensuração Inicial
Após o reconhecimento, o ativo intangível deve ser inicialmente mensurado pelo seu custo e pelo Avaliador de Marcas.
Isso inclui o preço de compra, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis, após a dedução de descontos e abatimentos, além de custos diretamente atribuíveis à preparação do ativo para o uso pretendido.
3. Mensuração Posterior
Para a mensuração posterior, a entidade pode escolher entre dois modelos: o modelo do custo e o modelo da reavaliação.
O modelo do custo implica manter o ativo intangível registrado pelo custo menos a amortização acumulada e quaisquer perdas por impairment acumuladas.
Com o modelo da reavaliação feito pelo Avaliador de Marcas, considerado menos comum e dependente da existência de um mercado ativo para o ativo intangível.
Ele permite reajustar o valor do ativo para o seu valor justo no momento da reavaliação, menos quaisquer amortizações e perdas por impairment subsequentes.
4. Teste de Impairment
O CPC 04 exige que os ativos intangíveis sejam submetidos a testes de recuperabilidade sempre que houver indícios de desvalorização.
Isso significa comparar o valor contábil do ativo com o seu valor recuperável, que é o maior valor entre o valor justo do ativo menos os custos para vender e o seu valor em uso.
Se o valor contábil exceder o valor recuperável, a diferença deve ser reconhecida como uma perda por impairment. Essas etapas exigem uma combinação de análises qualitativas e quantitativas, muitas vezes incluindo avaliações de mercado.
Estimativas de fluxos de caixa futuros e a aplicação de taxas de desconto apropriadas para determinar o valor presente líquido dos benefícios econômicos futuros esperados.
Onde Fazer a Avaliação da Sua Marca
Ter uma empresa especializada em avaliações é fundamental para garantir que todos os cálculos sejam feitos de forma precisa e conforme as normas contábeis.
Isso evita erros que possam impactar negativamente as finanças e assegura que os ativos sejam contabilizados corretamente ao longo do tempo.
Neste contexto, a Investor se destaca como a melhor opção para investir em uma consultoria empresarial especializada em avaliações, devido à vasta experiência e conhecimento no mercado.
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Os nossos principais serviços são:
- Finanças Corporativas;
- Consultoria em Infraestrutura e Concessões;
- Consultoria Imobiliária;
- Gestão do Ativo Imobilizado.
Em todas as áreas, possuímos uma abordagem personalizada e focada no cliente, o que permite entender as necessidades específicas de cada empresa atendida, oferecendo soluções sob medida para cada situação.
A Investor Avaliações se destaca no mercado devido à reputação sólida, construída ao longo do tempo por meio de um histórico consistente de sucesso e pela satisfação de nossos clientes, que confiam na experiência e na qualidade das análises oferecidas pela empresa.
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Avaliador de Marcas: Conclusão
Ao longo deste artigo, foi possível entender qual é o papel de um Avaliador de Marcas e como ele trabalha com o ativo intangível. Entretanto, a necessidade de avaliá-los é óbvia, porém, complexa e subjetiva.
Visto que apesar de ser difícil de mensurar, é importante que os empresários se lembrem que os ativos intangíveis podem trazer benefícios imensos para a instituição, seja através da criação de renda ou da redução de gastos, otimizando o caixa da empresa.
O Avaliador de Marcas é o profissional responsável por interpretar os dados e elementos que compõem o valor de uma marca. Ele utiliza conhecimentos de contabilidade, com base nas diretrizes do CPC, e até mesmo ciência de dados, analisando planilhas em profundidade, incluindo detalhes e números que só aparecem nas planilhas mais detalhadas.
O trabalho do Avaliador de Marcas ganha direcionamento com o CPC 04 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse conjunto de regras é como um mapa do tesouro para a avaliação de ativos intangíveis, pois define o que deve ser considerado um ativo intangível e estabelece como esses ativos devem ser tratados nos registros financeiros de uma empresa.
De acordo com o CPC 04, o ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física. Ou seja, não pode ser representado por dinheiro ou por direitos a serem recebidos em uma quantia fixa, ou determinada pelo Avaliador de Marcas.
Caracterizam-se como ativos intangíveis: Marcas; Softwares; Artigos científicos, periódicos ou patentes; Direitos autorais; Licenças e direitos de comercialização; Receitas, fórmulas, modelos, projetos e protótipos.
Um ativo intangível é identificado quando: For separável, ou seja, puder ser vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado individualmente ou com outro contrato, ativo ou passivo; Resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, mesmo que não possam ser transferidos ou separados da entidade.
O reconhecimento ocorre apenas se: For provável que benefícios econômicos futuros atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; O custo do ativo puder ser mensurado com confiabilidade.
Segundo estudo da Ocean Tomo, ativos intangíveis representam mais de 80% do valor das empresas. O investimento nesses bens é indispensável para a sobrevivência e crescimento econômico das empresas.
O processo segue quatro etapas principais: Identificação e Reconhecimento: verificar se o ativo atende aos critérios de reconhecimento. Mensuração Inicial: mensurar o ativo pelo custo, incluindo preço de compra, impostos não recuperáveis e custos atribuíveis. Mensuração Posterior: adotar o modelo do custo (mais comum) ou da reavaliação (quando há mercado ativo). Teste de Impairment: verificar se houve desvalorização e ajustar caso o valor contábil exceda o recuperável.
É fundamental contar com uma empresa especializada em avaliações para garantir cálculos precisos e conformes às normas contábeis. A Investor Avaliações se destaca como a melhor opção no mercado, com vasta experiência, equipe qualificada e metodologias específicas para valuation. Seus principais serviços incluem: Finanças Corporativas; Consultoria em Infraestrutura e Concessões; Consultoria Imobiliária; Gestão do Ativo Imobilizado.
O Avaliador de Marcas desempenha um papel essencial e complexo, pois mensurar ativos intangíveis é uma tarefa subjetiva e detalhada. Apesar da dificuldade, os intangíveis trazem benefícios enormes para as empresas, seja por geração de renda ou otimização de caixa.
O que faz um Avaliador de Marcas?
Quanto vale uma marca?
O que é um ativo intangível?
Quais são as categorias de ativos intangíveis?
Como identificar um ativo intangível?
Quais critérios são usados para reconhecer um ativo intangível nas demonstrações contábeis?
Qual a importância dos ativos intangíveis para as empresas?
Como um Avaliador de Marcas determina o valor de um ativo intangível?
Onde fazer a avaliação da sua marca?
Qual a conclusão sobre o papel do Avaliador de Marcas?
Especialista em finanças corporativas com foco em modelagem econômico financeiro e laudos regulatórios.
Realizou diversos trabalhos para fins de desestatização de concessões, avaliações de participações societárias de entes públicos e privados, alocações do preço de compra em combinação de negócios (PPA) e marcação de cotas de fundos.
Possui MBA no Setor Elétrico pela FGV, graduação em Administração de Empresas pelo IBMEC e é Consultor de Valores Mobiliários certificado pela CVM.